Wednesday, March 27, 2013

Biografia


Dalton Silvano nasceu na região da Vila Mariana – onde vive até hoje, na Vila Monumento – e é formado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, além de ter feito cursos extracurriculares nos Estados Unidos e Japão.

Com apenas nove anos de idade, Dalton Silvano começou a trabalhar como ajudante do tio que era alfaiate. Quando não estava estudando ou trabalhando, Dalton, que sempre gostou de futebol, jogava no time da Rua Flávio de Melo, onde morava. Aos dez anos de idade já era destaque entre os jogadores de seu time.

O bom futebol de Dalton Silvano passou a ser objeto de cobiça do time da rua vizinha, a Dionísio da Costa (ao lado da antiga favela da Vergueiro, hoje Chácara Klabin). Certo dia, o líder do time rival ofereceu uma proposta em dinheiro para que Dalton mudasse de time, o que foi prontamente recusado. Ao não aceitar a proposta, ele demonstrava desde pequeno o seu caráter moral e ético.

Dalton Silvano fez o primário no Grupo Escolar Marechal Floriano e após exame de admissão passou a estudar no Estadual Professor Roldão, no Jardim da Glória.

A política começou a fazer parte da vida de Dalton Silvano muito cedo, quando nem tinha ainda a real percepção do sentido político de suas ações. No colégio coordenou formaturas, realizou bailes, organizou festas juninas. Na vila estava à frente de times de futebol e associações de bairro, no trabalho conscientizava os colegas da importância da organização e sindicalização.
No seu primeiro emprego registrado (antiga LTB - Listas Telefônicas Brasileiras, depois EBID – Editora Páginas Amarelas, onde ingressou como auxiliar de escritório, chegando a ocupar o cargo de gerente), Dalton Silvano foi afastado após liderar uma greve dos funcionários da empresa que reclamavam a falta do pagamento do 13º salário.

Dalton Silvano ingressou no movimento sindical na década de 80, foi dirigente do CONCLAT – Congresso Nacional das Classes Trabalhadoras, chegando a ocupar o cargo de secretário geral da Confederação Geral dos Trabalhadores, foi presidente do Sindicato dos Publicitários do Estado de São Paulo e hoje é diretor da Entidade.
Durante a época da ditadura, Dalton Silvano participou ativamente da luta pela redemocratização do país através do MDB – Movimento Democrático Brasileiro, que depois veio a ser o PMDB.

Em 1988, Dalton Silvano, juntamente com os demais integrantes do chamado "PMDB histórico" formaram a linha de frente para o restabelecimento das eleições diretas no país, fundando o PSDB, que nasceu com o lema "Longe das benesses oficiais, mas perto do pulsar das ruas", afirmação esta em repúdio ao clientelismo e de compromisso com os interesses populares.
O crescimento político e o acúmulo de experiência de vida de Dalton Silvano o credenciou a disputar pela primeira vez, em 1994, um cargo eletivo, foi candidato pelo partido a Deputado Estadual, sem naquele momento obter êxito.

Em 1996, foi a vez do PSDB credenciá-lo à vaga de vereador na Câmara Municipal de São Paulo, quando foi eleito com 13.622 votos. 

Já no primeiro mandato, Dalton Silvano destacou-se na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Máfia dos Fiscais e na votação a favor do impeachment do então prefeito Celso Pitta que acumulava uma série de denúncias pelos desmandos cometidos durante o mandato. 

A ação política de Dalton Silvano sempre se pautou pela coerência de seus atos, princípios, ética e moralidade pública. Durante seu segundo mandato, quando a ex-prefeita Marta Suplicy assumiu a Prefeitura de São Paulo, o vereador manteve sua conduta de oposição séria e responsável. Combateu energicamente a gestão do PT em São Paulo, principalmente contra a criação e o aumento abusivo de taxas (lixo, iluminação pública e fiscalização de estabelecimentos comerciais e várias outras).

Em repúdio aos desmandos cometidos pela prefeita, Dalton Silvano criou a personagem "Martaxa", figura emblemática que caracterizou a ex-prefeita como a "rainha das taxas". Essa personagem se tornou tão forte que o PSDB a usou como um dos motes de campanha do então candidato a prefeito José Serra.

Paralelamente à oposição ao governo, Dalton Silvano iniciou em 2004 sua luta junto ao Governo do Estado pelo prolongamento das linhas do Metrô na cidade de São Paulo. Membro da Comissão de Trânsito e Transportes da Câmara Municipal de São Paulo foi eleito como presidente da Subcomissão de Estudos para a Implantação de novas linhas do Metrô no município. 

A principal questão foi a expansão da Linha 2 (Verde) entre as estações Ana Rosa e Vila Prudente. Foram inauguradas as estações Klabin, Imigrantes, Ipiranga, Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente, com  previsão de extensão até a estação Oratório.

Na Zona Leste, onde tem trabalho intenso desde 1994 apoiando movimentos sociais e de moradia da Cidade Tiradentes, o vereador Dalton Silvano se destacou na luta pela redução das prestações da Cohab para 15.000 famílias, construção do Hospital Cidade Tiradentes, hoje em pleno funcionamento com 228 leitos, revisão do projeto fura-fila para VLT e extensão do trajeto até o bairro.

Outra área em que Dalton Silvano tem destaque é a de esporte. Além de ter leis e propostas para essa área o vereador trabalhou para que o esporte se tornasse uma política pública dos governos com a definição de programas permanentes e de inserção do cidadão, jovens, crianças, adolescentes e adultos nas práticas esportivas e equipamentos públicos da Prefeitura.

Na área de Política Urbana, Dalton Silvano se destacou na presidência da Comissão Permanente de Política Urbana e Meio Ambiente na Câmara Municipal de São Paulo, principalmente nos trabalhos de revisão do Plano Diretor da cidade.

No seu quarto mandato, Dalton Silvano foi vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo, sempre atento pela melhor aplicação do dinheiro público em prol dos projetos e programas necessários ao contínuo desenvolvimento socioeconômico de nossa cidade e nossa população.

Em 2010, Dalton Silvano coordenou os trabalhos de reformulação do site da Câmara e contribuiu com a nova equipe de comunicação externa da Casa. No ano seguinte, foi eleito vice-líder do governo e participou de importantes projetos para a cidade, como a aprovação dos investimentos na zona leste da capital.

No comments:

Post a Comment